terça-feira, 31 de outubro de 2023

Pesquisa Desenvolve Concentrado Proteico de Feijão Carioca

 


Como resultado de um estudo inédito, equipe de pesquisadoras da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) desenvolveu um concentrado proteico a partir de um grão amplamente cultivado e consumido no Brasil: o feijão carioca. 


Esse concentrado proteico possui 80 g de proteína para cada 100 g do produto, o que representa cerca de 80% da sua composição. A proteína de feijão pode substituir a proteína de ervilha que é majoritariamente importada, e muito usada atualmente, se tornando uma importante matéria-prima de origem nacional que todo mundo conhece e está habituado. 


O projeto surgiu do crescimento da oferta de produtos à base de plantas – "plant-based", e o fato do feijão ser uma das leguminosas mais representativas para o país, influenciou a ideia de obter um concentrado proteico de outra leguminosa, que não a soja e a ervilha.


Como o Brasil tem grande produção nacional de feijão, inclusive para exportação, considera-se que é uma matéria-prima ideal para obter-se concentrados proteicos a partir dessa fonte. Entretanto, as pesquisadoras ressaltam que o intuito desse novo produto não é substituir o Whey Protein.


Por: @dratatianyfaria
PhD - Scientific Team MD

0 comentários:

Enviar um comentário